Vídeo de promoção ao ensino de português na Bélgica (RTPI)

Desde 2001, tem-se observado uma redução importante do número de alunos inscritos na Coordenação Pedagógica da Embaixada de Portugal na Bélgica. De facto, as estatísticas são bastante reveladoras e indicam que no o ano lectivo de 2000/2001, eram 1.400 os alunos inscritos na escola portuguesa. De ano para ano, a diminuição foi gradual e contam-se hoje cerca de 900 alunos inscritos.

É para inverter essa situação que se realiza, pelo quarto ano consecutivo, uma campanha de promoção ao ensino de português na Bélgica com a distribuição de centenas de cartazes e milhares de folhetos informativos em toda a Bélgica.

Com a realização das sucessivas campanhas, pretendeu-se informar os pais sobre as modalidades de inscrição mas igualmente sensibilizar a juventude sobre este importante direito constitucional das comunidades portuguesas.

Este ano, está previsto o lançamento de um spot publicitário que será transmitido na RTP Internacional durante a primeira semana de Setembro em prime-time de forma a abranger o máximo dos nossos compatriotas e incentivá-los a inscrever os filhos na escola portuguesa.

Paralelamente a esta inciativa, outra medida será lançada em Dezembro: um concurso de Natal que irá premiar os melhores alunos luso-descendentes da Bélgica.

O Conselho das Comunidades Portuguesas tem proposto inúmeras vezes à Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas uma maior aposta na promoção do ensino de português no estrangeiro, assim como na promoção da participação cívica dos portugueses residentes no estrangeiro nos actos eleitorais em Portugal e nos países de acolhimento.

Porém, o Governo ainda não respondeu positivamente aos diferentes apelos lançados. Até lá, resta à sociedade civil mostrar o caminho a seguir.
 

Com os melhores cumprimentos,
 

Pedro Rupio, agosto de 2010